terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Restrição alimentar

Quem me conhece sabe o quanto priorizo a rotina de sono e alimentação do Matheus. Desde a introdução alimentar com 5 meses, aos 7 meses eu precisaria deixá-lo na creche período integral para retornar à especialização, tenho me desdobrado para oferecer uma alimentação mais saudável possível. 

Matheus fez APLV (alergia a proteina do leite) descoberta aos 4 meses de vida, ainda durante a amamentação exclusiva. Os sintomas foram sangramento nas fezes e anemia. Foi um grande alívio ter esse diagnóstico, lembro que me entristecia toda vez que via sangue nas fezes dele e ninguém sabia o motivo. 


Fui orientada a manter a amamentação ( sempre! ) e fazer uma dieta rigorosa, sem leite, ovo ou soja. Hoje em dia acho que saberia lidar melhor com essa restrição, mas na época, eu que costumava comer de tudo, não tive tempo de pesquisar muita coisa e passei apenas a não comer quase nada! 

Óbvio que emagreci muito e quando retornei para a especialização, encontrei muita dificuldade para comer na rua. Foi esse motivo que me fez desistir de manter a amamentação. Hoje me arrependo, dava pra ter mantido pelo menos pela manhã e a noite, além de não ter apressado o desmame.

Hoje posso dizer que aprendi muito sobre o tema. Com certeza é mais fácil fazer a introdução alimentar com restrições à um bebê sem manias formadas, que fazer uma restrição alimentar para uma mãe mal acostumada. Mas não é motivo para o desmame. A restrição alimentar da mãe pode se tornar bem aceita com as devidas orientações nutricionais e a consciência de que a amamentação é a melhor opção para o bebê. 

Graças a Deus esta tudo bem, apesar de não ter feito a restrição ate o diagnóstico e mantido só ate 5 meses a amamentação exclusiva. Com certeza, farei diferente com a Diana. Já tenho um hábito alimentar melhor e, caso seja necessário, passarei por qualquer restrição com mais maturidade e menos sofrimento.  Orientação nutricional é fundamental e desistir da amamentação, jamais! 

Sei que, para muitas mulheres, já é difícil iniciar a amamentação ( usei conchas e bico de silicone para conseguir) ainda mais ter que manter com tanta restrição alimentar e, em alguns casos, tendo que ir trabalhar. Mas não desistam. O beneficio não é só do bebê, mas tambem da mãe, que passa a ter uma alimentação saudável e benéfica para a vida toda. Antes mesmo de engravidar procure um bom nutrólogo ou nutricionista. 

Beijos, Mari L. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário