quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Família...tão bom quando se tem por perto!

Meu post de hoje pode parecer um tanto quanto dramático, mas é a realidade que me encontro desde que vim morar no Rio de Janeiro.

Tudo começou quando passei pra faculdade de Enfermagem aqui no Rio, meu sonho é me tornar Enfermeira, e como na minha cidade (Nova Friburgo) o curso que escolhi somente existia em faculdade particular, eu optei por querer fazer prova para as públicas do Rio, e graças a Deus e a muita dedicação eu passei para UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), e em agosto de 2011 eu já estava de malas prontas para dar início ao meu brilhante futuro.



Não pense que foi fácil a mudança para cá, eu vim de família pobre, pais separados, então tudo que conquistei foi com muita dificuldade e batalhando para conseguir. Tinha em mãos 300 reais para vir e ficar até arrumar algum emprego por aqui, há quem desistiria de seguir o grande sonho, mas digo uma coisa importante, quando se almeja algo de coração não existe barreira que possa impedir, tudo dependerá da sua força de vontade de vencer na vida, e eu tinha, tudo que mais queria era poder dar o melhor pra minha mãe e ter um futuro melhor para mim.

Encarei tudo, principalmente o medo e vim, meu namorado, que agora é meu marido, morava aqui no Rio já, mesmo assim não pensem que isso me deixou encostar nele não, sempre fui uma pessoa muito independente.

Encarei vida de repúblicas, algumas um tanto quanto NOJENTAS, comecei a trabalhar como técnica de enfermagem, ganhava meu dinheiro, pagava minhas contas, me prejudiquei muito na faculdade por conta da carga horária do trabalho que não era compatível, visto que meu curso era período integral e comecei a trabalhar primeiro durante o dia, o que me fazia faltar muitas aulas e ter algumas reprovações. Mas não desisti em momento nenhum, tinha uma força que me fazia caminhar mesmo com os pés cansados, MINHA FAMÍLIA, que mesmo longe era em quem eu pensava todos os dias quando acordava e antes de dormir.

Como o título mesmo do post diz, família tão bom quando se tem por perto...porque estou dizendo isso? Apesar de eu ter conseguido conquistar muita coisa por aqui, emprego, faculdade, independência...eu não tinha o meu porto seguro por perto, não tinha os meus amigos, não tinha a minha casa, me sentia estranha por aqui, como que sempre faltava alguma coisa para estar completa.

Me sinto assim até hoje apesar de terem passados quase 5 anos que moro aqui, sempre tive o meu marido ao meu lado me apoiando, a minha sogra que sempre me incentivou, alguns amigos de faculdade, alguns amigos herdados do marido, mas não é a mesma coisa, sempre vai me faltar os meus amigos de longa data, minha família.....!

É difícil se adaptar a rotina nova, a casa nova, a tudo que é novo, não sei se é porque sou do interior, mas tenho dificuldade até hoje em me sentir em casa aqui nessa cidade grande, onde de maravilhosa só tem o nome, porque a violência é grotesca, não poder sair de casa como eu fazia em minha cidade e andar sem preocupação nenhuma, me tira o sossego, não poder ir e vir sem medo do que você vai encontrar na próxima esquina...me sinto muito presa dentro da minha casa e da rotina de casa, faculdade, faculdade, casa!

Ahhh minha mãe por perto, minhas irmãs....ter alguém pra partilhar coisas, pra dividir momentos, pra comemorar suas vitórias, chorar nos momentos de angústia! Quem tem a mãe do lado e reclama, não sabe a falta que as coisas "chatas" que mãe faz, fazem falta! Como queria minha mãe me chamando trezentas vezes no dia, como queria acordar com o café de roça dela, como queria alguém pra me obrigar a estudar, como queria alguém pedindo pra eu tirar o lixo, como queria ouvir a voz dela nem que fosse 1 minuto do meu dia.

Para entenderem melhor o que quero dizer,vou contar um episódio que aconteceu mês passado, em dezembro de 2015. Eu e meu marido resolvemos nos casar, tudo marcado para o dia 12/12/2015, o que mais uma pessoa precisa quando se organiza um casamento? AJUDA!

Minha família participou de tudo, só que de longe....minha mãe não tem condição financeira de ficar vindo toda vez que ela quer para o Rio, logo eu mandava foto de tudo para ela, mas você sabe que não é a mesma coisa que ela estar do lado ajudando a escolher, ninguém melhor do que sua mãe para saber o que combina com você!

 Enfim, um ponto que me marcou muito, meu casamento foi na minha cidade, eu e minhas irmãs e minha mãe nos arrumamos no mesmo salão no grande dia, isso tudo para eu ter elas comigo o maior tempo possível. O fotógrafo chegou e o cinegrafista também para poder fazer as imagens do making off....quando fui colocar o vestido de noiva, a auxiliar de fotografia pediu pra eu chamar minha mãe para me ajudar a colocar o vestido, e eu falei com ela assim: MINHA MÃE NÃO ME VIU VESTIDA ATÉ HOJE!....como assim? eu vi meu vestido em um loja no Rio, logo minha mãe não foi a nenhuma prova!

Logo os profissionais armaram a surpresa para ela me ver pela primeira vez....e que momento foi esse...todos se emocionaram...quando minha mãe me viu não conseguiu conter o choro e as lágrimas tomara contam dela...momento emocionante? Sim! Mas queria que ela tivesse acompanhado tudo desde o início! Chorei de emoção pela reação dela, mas também por não ter dado o prazer dela ver tudo isso com a primeira filha que estava casando!

Deixo aqui minha frase final...dê valor a sua família sempre, pois só perceberemos o real valor de cada um quando não pudermos ter eles no nosso dia a dia!

Beijos, Mari G.





Nenhum comentário:

Postar um comentário