domingo, 10 de janeiro de 2016

Detalhes que acalmam.

Durante os últimos dias tentei recarregar as energias. O cansaço do final de uma gestação difícil e a tensão da chegada do segundo filho em meio às incertezas profissionais, fizeram com que eu mantivesse um humor não muito agradável. Passei a questionar mais as escolhas feitas por mim ao longo da vida e a cobrar mais resultados do meu marido. Resumindo, estava chata pra caramba!


Desde que tive o Matheus e a falta da minha família e amigos apertou demais, acostumei a recarregar as energias indo uma vez ao mês passar pelo menos 3 dias na minha cidade. Era só passar mais de um mês sem ir que já ficava tensa. Até que me vi sem poder mais viajar de avião por conta do tempo gestacional. Estava uma pilha de nervos. 

Cabe somente a mim a decisão de encarar as dificuldades com mais leveza, eu sei, mas não é fácil. Pensando nisso me dei conta do quanto eu costumava admirar o céu. Sempre amei praia, me renova, mas onde moramos e com filho, fica bem restrita a frequência com que eu gostaria de ir. E as idas à Fortaleza me permitiam o acesso fácil que sempre costumava ter à praia. É nesse ambiente que relaxo e curto a natureza, o céu. 

Depois que encaramos a maternidade, as responsabilidades, o dia-a-dia dos "adultos", passamos a horizontalizar nossa visão. Detalhes que antes nos prendiam a atenção descompromissada passam a dar lugar aos detalhes da obrigação e dever. Não lembro a última vez que parei admirando as estrelas ou as nuvens, mas não esqueço de olhar o relógio para saber a hora da soneca ou da escola. Uma hora, cansa. 

Minha mãe veio passar essa semana comigo, fomos à praia. Elas (minha mãe e a praia) me levaram a refletir sobre o quanto estava precisando mudar a direção da minha visão. Voltar a verticalizar, olhar para o céu que antes me acalmava, parar por uns minutos. Cada um deve achar ou voltar a fazer algo que alivie a tensão da rotina. Não me mudei, nem passei a ter melhor acesso à minha praia, mas relembrei como aproveitar as oportunidades como se fossem únicas. Vou entrar em licença maternidade e esses dias aproveitei para renovar as energias, sem prazos. 

Acho lindo pessoas que vêem o ponto positivo de tudo, mamãe é assim. Mas não acho que todos sejam obrigados a aprender ser assim, só em conseguirem um meio saudável para aliviar o estresse, já é ótimo. Espero pelo dia que eu volte a ter a praia perto, mas vou tentar não me agarrar a isso para me acalmar. Vou, simplesmente, abrir a janela e olhar para o céu. 

Bons sonhos, Mari L. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário