terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Arrumando a mala para maternidade!

Contagem regressivaaa!! Não vou conseguir falar em outro assunto que não seja algo ligado ao momento que estou vivendo, óbvio! Estou pertinho de dar à luz, de ter uma menininha em meus braços, de ser mãe em dose dupla! Acalmando os animos..vamos ao assunto de hoje, os itens da bolsa que vamos levar para maternidade.


Na época da gestação do Matheus pesquisei varias listas na internet, mesmo assim esqueci alguns ítens e minha sogra teve que sair correndo para comprar. Agora, na segunda gestação, estou mais prática e objetiva. Vale lembrar que vou focar em um parto sem complicações para mim ou o bebê, com o tempo mínimo normal de permanência no hospital, que é o que todas as futuras mamães esperam.

Primeiro separamos as roupinhas do bebê para maternidade. Serão seis conjuntos, mesmo que não use todos, qualquer intercorrência (vazamentos ou acidentes que sujam) já estaremos preparados. Como a Diana vai nascer no verão, estou levando body e calça de tecido mais levinho, mas mantendo luvas, meias e sapatinhos (as extremidades precisam estar bem protegidas, são os locais que sentem mais frio). Estou levando 3 mantas e cobertas para o caso de o ambiente estar muito frio, além do fato de o bebê gostar de ficar enroladinho (é assim que ele estava no útero).

Na minha mala vão 4 camisolas com abertura para amamentação e 4 robbies para por em cima quando receber pessoas no quarto. Um par de chinelos para o quarto e outro para o banho. Além da roupa para sair da maternidade, calcinhas e sutiãs. No pós parto do Matheus usei uma cinta que ia da barriga ate fechar como uma calcinha. O sutiã era separado. Não gostei, pelo incômodo que era para fechar embaixo da vagina. A posição incomodava, pois fiz cesária. Mas nem todas as mulheres precisam ou se adaptam ao uso da cinta.

Quanto ao material de higiene pessoal, vou levar o shampoo (sim, podemos lavar o cabelo, apesar de existir o mito de que não poderíamos), sabonete, desodorante, escova de dente, absorvente pós parto (para mim não adiantou apenas o absorvente noturno comum, o fluxo era intenso) e material para cuidar da ferida operatória (converse com seu obstetra). Para a Diana vou levar sabonete neutro de glicerina, pomada antiassadura e algodão de bolinha (evite usar lenço umedecido, pelo menos nos primeiros meses, eles são mais propensos a causar alergias).

Outra dica super importante, amamentação. A maioria das mães tem dificuldade para iniciar a amamentação, eu tive, muita. Meu bico do seio ficava plano quando Matheus tentava pegar, a ansiedade do momento, o cansaço do parto, tudo estava indo contra o sucesso. Calma. Dói. Mas não desista. Me ajudou muito a concha para seio e o bico de silicone. Até ocitocina nasal usei para estimular a produção de leite. Converse com seu obstetra sobre esses utensílios que podem ajudar na amamentação. E não esqueça os absorventes para seio, eles ajudam a evitar que a roupa fique molhada de leite. Lembrando sempre dos cuidados que devemos ter com os seios durante esse período, como exposição solar, pomada antiassaduras para seio (se indicado) e trocas constantes dos absorventes de seio.

Espero poder ajudar alguma futura mamãe com as dicas, existem também muitas listas na internet. Apenas expus aqui minha experiência pessoal e o que aprendi para me prevenir no segundo parto. Estou aberta à dúvidas ou dicas!!

Beijos, Mari L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário