quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Fogos de artifício: o terror dos cachorros!

Hoje é um dia em que apesar das festividades pelo ano novo que está chegando, quem tem cachorro assim como eu sabe o transtorno que essas comemorações causam.

Primeiro ano do meu "filho" (Denis, de apenas 1 ano) comigo e já me sinto mal por ter que deixar ele em casa, mesmo que por algumas horas, sozinho. Infelizmente para onde vou não posso levá-lo, confesso que até pensei em passar em casa, mas acabei sendo "convencida" a ir ao tal evento. Imagino que muitos tenham tido o mesmo problema que eu, de não poder levar seu cãozinho junto, mas passei a semana lendo algumas dicas sobre como amenizar o medo que os cães tem dos fogos de artifício.



Colocarei a listagem de algumas dicas que tentarei seguir no dia de hoje, esperando o melhor resultado possível, pois já presenciei o comportamento dele em relação aos fogos de artifício e não gostei nada do que vi, ele se esconde, treme de medo, chora....de doer o coração ver ele assim!

1- Durante a semana anterior fiz um treinamento com ele que me foi indicado por uma amiga, ligar o som e ir aumentando o volume aos poucos para que ele se acostume com barulhos muito altos e sempre que houver um barulho muito alto em que ele se assuste não abaixar e fazer carinho pois ele entende como se vocês estivesse protegendo ele, sempre bater palmas e fazer daquele momento como se fosse uma coisa normal de acontecer, um momento que ele não precisa temer.
2- Deixar a casa mais escura que puder para que ele se sinta mais seguro. (Deixe pelo menos uma luz de um abajur ligada)
3- Antes de sair de casa conferir se tem algum objeto que ele possa se machucar caso o comportamento dele seja de desespero e sai correndo pela casa.
4- Colocar algodão no ouvido, ajuda a amenizar o barulho.
5- Vi pelo facebook as dicas de utilizar uma faixa elástica, que o benefício dela seria fazer pressão em pontos específicos ativando a circulação sanguínea amenizando as tensões nesses pontos por onde a faixa passa, sendo assim diminuindo a irritabilidade e medo. Porém, tudo vai depender do tipo e grau de comportamento do seu cão para fazer efeito. Confesso que fiquei animada com isso, mas logo em seguida descartei a idéia por medo dele de alguma jeito se machucar com essa faixa caso ela afrouxe muito conforme ele se movimente tentando tirá-la.

Então é isso, amanhã posto mais sobre como foi deixá-lo e sobre o estado que o encontrei!
Feliz Ano Novo!!
Beijos, MARI G.


Nenhum comentário:

Postar um comentário